Ir para o conteúdo

Manual de boas práticas para o Notificações Inteligentes

Aproveite ao máximo o Notificações Inteligentes com algumas dicas de uso. Veja, a seguir:

Mantenha o nosso WhatsApp Web sempre conectado

Os envios são feitos através do nosso controle sobre o WhatsApp Web do seu aparelho. Por isso, é muito importante que:

  1. Você não faça uso do WhatsApp Web: deixe ele dedicado com a gente;
  2. Não remova a nossa sessão do WhatsApp Web no seu aparelho: isto irá desconectar o nosso controle.

Então, para ter uma melhor experiência de uso do Notificações Inteligentes, não se desconecte do nosso WhatsApp Web.

Qual o melhor tipo de aparelho celular para usar o Notificações Inteligentes?

O Notificações Inteligentes funciona tanto em aparelhos com sistema iOS, da Apple, como no Android.

Os aparelhos da Apple, no entanto, podem apresentar problemas de conexão, uma vez que têm características próprias para gerar maior autonomia do aparelho. Mas, no geral, o Notificações Inteligentes funciona bem com o sistema iOS.

Caso você utilize Android, não é necessário um telefone de última geração. Até mesmo aparelhos mais simples - como um Moto G - podem rodar perfeitamente o Notificações Inteligentes.

Conexão instável com o WhatsApp - o que fazer?

Se o WhatsApp está apresentando instabilidade, fique tranquilo! É perfeitamente normal que o app perca a conexão em alguns momentos.

Caso seu número esteja desconectado, não iremos enviar nenhuma mensagem. Por isso, será necessário que você escaneie o QR code novamente.

Se seu número está pareado, irá funcionar normalmente. Mesmo com o telefone sem internet, nossa plataforma continua recebendo e processando os eventos. Assim que o seu aparelho voltar a ficar conectado, as mensagens serão entregues para seus clientes, ok?

Caso você consiga acessar a internet e, mesmo assim, fica "desconectado" na nossa interface, tente colocar no modo avião e, sem seguida, desativar a função. A ação vai forçar o WhatsApp a reconectar.

Personalizando as mensagens - dicas

  1. Escreva sempre em primeira pessoa: afinal de contas, é um número pessoal conversando com o seu cliente;
  2. Sempre adicione call-to-actions para engajamento: faça com que seu cliente responda as mensagens e adicione o seu número à lista de contatos. Isso vai evitar bloqueios do seu número pelo WhatsApp;
  3. Personalize ao máximo suas mensagens: temos diversas variáveis dentro dos templates. Use ao máximo as opções e dê um toque especial em cada mensagem.

Dispositivos

  1. Não use apps que "duplicam" o WhatsApp: Se você não tem outro dispositivo, use o WhatsApp Business para ter um segundo WhatsApp em seu aparelho.
  2. Mantenha seus aparelhos sempre conectados à internet e carregados: Dessa forma, a conexão contínua garantirá que nossos algoritmos de dosagem de mensagens funcionem corretamente.
  3. Tenha uma conexão estável com a internet: Precisamos estar sempre conectados ao seu WhatsApp, e uma boa conexão com a internet se faz extremamente necessária.
  4. Configure seus aparelhos para manterem as telas sempre ligadas: Alguns aparelhos "desligam" a internet enquanto "dormem". Se esse é o caso do seu celular, o ideal é configurar para que a tela fique sempre ligada a fim evitar desconexões. O mesmo pode acontecer no Wifi; então, configure o aparelho para manter a conexão sempre ativa.
  5. Deixe o aplicativo do WhatsApp sempre visível no aparelho: A ação ajuda a manter a conexão estável, ok?
  6. Em caso de bloqueio, NUNCA RECICLE um número: Se sua conta no WhatsApp foi bloqueada, formate o aparelho e crie novas contas com outros números.

Lançamentos

Sempre que for realizar algum lançamento, nos avise com antecedência a data e horário para ficarmos de olho, caso aconteça algo.

Se sua demanda de envios é muito grande, você pode dividir os envios entre mais de um aparelho, para garantir que todas as mensagens sejam enviadas numa janela e tempo mais curto.

Meu número/aparelho foi bloqueado, o que eu faço?

O bloqueio do número é comum, está bem? Normalmente, eles estão relacionados a alguns pontos, que são:

  • Envio em massa de mensagens com pouco opt-in;
  • Ausência de call-to-actions nas mensagens, o ideal é sempre gerar engajamento das pessoas;
  • A conta foi reportada muitas vezes durante um curto espaço de tempo.

Para voltar a operar com a plataforma, é necessário fazer os seguintes passos:

  1. Não tente adicionar mais um novo número (qualquer número que você adicionar será bloqueado imediatamente!). Por isso, o ideal é você formatar o aparelho e adicionar uma nova conta do Google ou Apple
  2. Dentro da sua instância, clique em "Formatar" - isso vai limpar o seu WhatsApp Web e evitará a referência cruzada dos dispositivos.
  3. Use sempre números mais antigos e com um bom histórico de envios.
  4. Se for usar um número novo, não se esqueça de habilitar a funcionalidade de "envio progressivo". Ela vai limitar os envios nos primeiros dias, mas ajudará a ter uma experiência muito melhor.
  5. Por fim, sempre nos avise sobre o bloqueio para que possamos entender, juntos, o que pode ter acontecido.

Dicas para otimização da bateria

Economia de Bateria

Não use o modo de economia de bateria, já que isso faz com que o aparelho "hiberne" o WhatsApp. Com a hibernação, perderemos a conexão.

Android

1.Desative o modo de economia de bateria: Esse recurso tende a deixar o smartphone hibernado o que pode causar instabilidade e problemas de conexão com o Whatsapp. Então, siga estas instruções:

  • Vá em Configurações > Bateria > Modo economia de energia > Desativar.

2.Versões do Android 9 e 10 já têm a função disponível no smartphone que é a "Bateria e Brilho Adaptativo". Essa funcionalidade causa atraso nas notificações, mas reduz em até 30% o gasto da bateria. Para ativá-la:

  • Vá em Configurações > Bateria > Bateria Adaptativa/Brilho Adaptativo > Ative a funcionalidade

3.Desinstale ou desative aplicativos desnecessários: Aplicativos que ficam em segundo plano consomem muita bateria. Para evitar este tipo de problema, desative-os. Apps como Facebook, Instagram e Netflix são os mais comuns de estarem ativos em 2°plano e gerando um consumo maior de bateria. Para desativar estes aplicativos:

  • Vá em Configurações > Bateria e selecione o aplicativo > Desative "Permitir atividade em 2° plano"

4.Reduza buscas por conexão: : Recursos como Bluetooth, Wi-Fi, NFC (Near Field Communication) e localização são os padrões de todos smartphones Androids. Se estiverem ativos, desative-os.

Para smartphones da marca Samsung, também desative o Quickshare e Smart Things. Eles são funcionalidades que podem ficar desligadas até o momento que realmente seja necessário utilizá-las.

Vale, ainda, desativar as funcionalidades por voz, como Google Assistente.

5.Desligue o modo vibração: Para reduzir o gasto de bateria, usar sons e notificações é mais recomendável do que utilizar a vibração do celular. Então:

  • Vá em Configurações > Sons (o nome pode variar de acordo com o fabricante) > Som e vibração > Desative a funcionalidade

6.Utilize aplicativos externos: Caso as mudanças acima não sejam o suficiente, aplicativos de terceiros são sempre muito bem vindos. Aplicativos como o MAX Battery finalizam aplicativos que executam tarefas em segundo plano para otimizar a bateria, mas logo ele estará sendo executado em segundo plano.

iPhone

1.Ative a porcentagem da bateria: Quando você ativa a porcentagem de bateria, fica mais fácil de visualizar e verificar o momento certo de realizar a recarga do telefone. Para ativá-la:

  • Vá em Ajustes > Tela e Brilho

2.Ative o bloqueio automático e Desative o "Elevar para Despertar": Ainda nos ajustes de Tela e Brilho, desativando a função de bloqueio automático e o "Elevar para Despertar", você conseguirá otimizar a economia de bateria no quesito tela

3.Desative a localização: Não são todos aplicativos instalados no seu telefone que precisam da funcionalidade de localização. Então, realize um filtro nos apps que realmente necessitam desta função e desative a localização para os demais.

4.Reduza buscas por conexão: Por último, e não menos importante, desative funções como o Wi-Fi, Bluetooth e o AirDrop, que ficam constantemente procurando uma conexão ou dispositivos. Também vale desativar funcionalidades por voz, como Siri.

Falha na conexão

Se você ficar sem conexão, deve ir à interface da instância e recarregar. para mais informações.


Última atualização: 15 de fevereiro de 2021 20:15:21